quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

ESTUDO DA DOUTRINA CRISTÃ DE DEUS AULA 4




VEJA O VÍDEO




PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS.

Estudaremos algumas provas da existência de DEUS, as quais, hão de estar de acordo com a definição de DEUS, estudada anteriormente. Não iremos, portanto, provar a existência de um DEUS qualquer, porém, O DEUS revelado na BÍBLIA SAGRADA. Para muitas pessoas, provar a existência de DEUS, é coisa desnecessária, porque se DEUS existe, sua existência deve ser patente e indubitável. Porém, façamos uma simples analogia, tomando como base um ser humano desprovido do formidável sentido da visão.

A pessoa sem o sentido da visão desconhece, completamente, a luz.Quem vê, prova que a luz existe, mas quem não vê, há de ter uma enorme dose de boa vontade para aceitar a realidade de uma coisa que não pode ser constatada por ele. Por isso, a aceitação das provas da existência de DEUS dependem, e muito, da pessoa que as escuta, já que, cada um é livre para crer e aceitar ou não aquilo que ouve.




Entretanto, DEUS existe e é possível provar sua existência, em, pelo menos cinco aspectos.

A, PELO UNIVERSO.
B, PELA HISTÓRIA UNIVERSAL.
C, PELAS PERCEPÇÕES HUMANAS.
D, PELA FÉ.
E, PELA EXPERIÊNCIA CRISTÃ.

Vejamos cada uma em particular.
A, PROVA DA EXISTÊNCIA DE DEUS ATRAVÉS DO UNIVERSO.
Para a existência do universo, há apenas duas alternativas possíveis:

a) primeira alternativa.
O universo é produto de uma criação, evolução e direção próprias.

b) segunda alternativa.
O universo foi criado, é sustentado e dirigido por um ser inteligente
e onipotente. Se a primeira opção for provada, o universo estará impossibilitado de nos apresentar qualquer prova da existência de DEUS. Porém, se a primeira opção não puder ser provada, há razões suficientes para procurarmos no universo provas da existência de um ser, totalmente,poderoso e inteligente, para o qual nos renderemos em reconhecimento da
sua total capacidade para CRIAR, SUSTENTAR E DIRIGIR TUDO O QUE HÁ.

PRIMEIRA ALTERNATIVA PARA A EXISTÊNCIA DO UNIVERSO.

“O universo como produto de uma criação, evolução e direção próprias.”

A ciência concluiu que há noventa e dois elementos na natureza (hoje há mais, porém, além dos noventa e dois, são todos artificiais), os quais, combinados na imensidão das possibilidades e em variadas quantidades, possibilitam a existência de tudo o que há, no mundo físico.

Imaginemos os noventa e dois elementos coexistindo irracionalmente. Apesar da sua irracionalidade, combinaram-se entre si, e construíram (para não multiplicar a, possível, confusão da nossa mente pensando nouniverso) o planeta Terra, com todos os materiais que o constitui.

Além das matérias do planeta Terra, esses noventa e dois elementos, irracionais, da natureza, também criaram os seres vivos, quais sejam, as plantas de toda a espécie, os animais de toda a espécie e o ser humano.

Notemos que, se aceitarmos esta primeira possibilidade da existência do universo, somos forçados a aceitar que esses noventa e dois elementos irracionais, tiveram a capacidade de produzir (no caso do ser humano) um ser inteligente, afeiçoado e voluntarioso, que tem os poderes de pensar, sentir, querer, consciência própria e direção própria.Aceitar esta hipótese é aceitar:

01, Que DEUS, O CRIADOR, não existe (ateísmo).

02, Que os noventa e dois elementos primários são eternos e criadores por acaso.

03, Que o ser humano (sem contar com tudo o que mais existe, apenas na Terra) foi criado pelo acaso, ou seja, é um produto ocasionado pela junção indiscriminada desses noventa e dois elementos primários, brutos, ignorantes e impensantes.

04, Que a coisa criada (pelo menos, no caso do ser humano) é infinitamente superior ao que a criou.

SEGUNDA ALTERNATIVA PARA A EXISTÊNCIA DO UNIVERSO.

“O universo foi criado, é sustentado e dirigido por um ser inteligente e onipotente (Deus).”

Olhemos o universo como algo que passou a existir como resultado da obra do Criador, DEUS, Gên¨1:1; Is¨44:24, 45:7. Admitir que a matéria (os noventa e dois elementos primários) começou a existir, é admitir que foi produzida por algo ou alguém que já existia.

Em virtude disso, a matéria é efeito, não causa. Na relação causa efeito, há um aspecto importante a considerar, qual seja: Nem tudo o que a causa tem é encontrado no efeito. Porém, tudo o que é encontrado no efeito, a causa, também, possui. Por isso, a causa é sempre superior ao efeito.

Lembramos que na primeira alternativa (pelo menos em relação ao ser humano) acontece o contrário, ou seja, o efeito é maior que a causa. O universo, com sua imensidão e harmonia, as quais, ultrapassam a nossa finita compreensão, demonstram a grandiosidade do poder, conhecimento, presença e harmonia do CRIADOR. Portanto, sem entrarmos em mais detalhes, com toda a certeza:

“O universo prova a existência de Deus.”