Estas
três características, por sua vez, se expressam através de vários poderes,
quais sejam:
01,
PODER DE PENSAR.
02,
PODER DE SENTIR.
03,
PODER DE QUERER.
04,
PODER DE PENSAR EM SI MESMO.
05,
PODER DE DIRIGIR-SE A SI MESMO.
Nos
estudos sobre a doutrina cristã do espírito santo, do homem e acerca do diabo,
entramos nos detalhes destes itens. Pelos textos lidos, no início deste item,
está claramente provado que DEUS é, com toda a certeza, um ser pessoal. Não há
qualquer dificuldade para verificarmos que quando DEUS se comunica com o ser
humano, ao referir-se a si mesmo, sempre usa o pronome pessoal da primeira
pessoa do singular como qualquer pessoa
Por
outro lado, quando o homem se dirige a DEUS também o trata como pessoa, Gên¨3:9-10,
16:13; Êx¨32:11, etc.
Ao
referir-se a DEUS, o homem também o trata como pessoa, Êx¨15:2,
23:25; Josué¨7:19; Sof¨3:17, etc.
Nos
três casos alistamos, apenas, alguns exemplos com pronomes retos, porém, há,
também, os oblíquos e os ocultos.
A
APARÊNCIA DE DEUS.
Terá
o homem subsídios ou condições, suficientes, para conceber e determinar qual
seja a forma ou a aparência de DEUS?
A
BÍBLIA SAGRADA, em muitas de suas passagens, ao referir-se a DEUS atribui-lhe
muitas partes, ou órgãos, que fazem parte do corpo humano, as quais
aparentemente, também, fazem parte da natureza DIVINA.Vejamos:
01,
Coração do SENHOR, Gên¨8:21.
02,
Braço de DEUS, Êx¨6:6.
03,
Destra e narinas do SENHOR, Êx¨15:6-8¨(8).
04,
Dedo de DEUS, Êx¨31:18.
05,
Face, mão e costas do SENHOR, Êx¨33:20-23.
06,
Ouvidos do SENHOR, Núm¨11:1.
07,
Boca do SENHOR, Deut¨8:3.
08,
Olhos do SENHOR, Deut¨11:12.
09,
Pés do SENHOR, 2ºSam¨22:10.
10,
Cabeça do SENHOR, Sal¨60:6-7¨(7).
Poderá
alguém afirmar: “Se Moisés viu o SENHOR pelas costas, como nos declara Êx¨33:23,
DEUS tem forma de homemӬ!
Além
desta visão que Moisés teve de DEUS, há mais uma oportunidade em que além de
Moisés, também Arão, Nadabe, Abiú e mais setenta anciãos de Israel viram a
DEUS, é o que verificamos na narrativa de Êx¨24:9-11.
Por
isso, em conseqüência destes fatos há, não poucas, pessoas que, infelizmente,
pensam que DEUS tem forma humana. Porém, vejamos o que o legislador israelita,
Moisés, nos fala em Deut¨4:1-20¨(14-20).
Os órgãos humanos atribuídos a DEUS estão colocados na BÍBLIASAGRADA
em linguagem antropológica, a fim de que o ser humano possa entender o poder,
majestade e glória de DEUS.A verdade é que nem Moisés, o qual, a BÍBLIA SAGRADA
diz que viu
DEUS pelas costas, considerou a possibilidade de DEUS ter aparência
humana.
Na
verdade, o que houve foi uma Teofania ou uma Epifania. Teofania é, manifestação
de Deus em algum lugar, acontecimento ou pessoa. Epifania é, Aparição ou
manifestação divina. Por isso, Moisés proibiu o povo israelita e, por extensão,
a todos os demais povos, a jamais compararem DEUS a qualquer coisa existente,
quer no céu, quer na Terra, quer debaixo da terra, quer na água debaixo da
terra, Deut¨4:15-20.
Outra
dificuldade que se nos apresenta está em Gên¨1:26-27,
onde se lê que DEUS fez o homem à sua imagem e semelhança, e em
Gên¨5:1, verificamos, novamente, que DEUS criou o
homem à SUAsemelhança.
À
primeira vista, pode parecer que o homem tem sua imagem física semelhante a
DEUS.
Fato
este que por sua vez pode levar o homem a pensar que Deus é, em sua aparência,
semelhante ao homem. Porém, os conhecedores da língua hebraica, idioma da quase
totalidade
do ANTIGO TESTAMENTO, incluindo as passagens citadas, ensinam que: “As palavras
hebraicas TSELEM e
DEMUT, traduzidas por imagem e semelhança, não
se referem ao aspecto físico”. Este fato concorda, perfeitamente, com João¨4:24
e 2ªCor¨3:17, passagens que nos mostram claramente que:
“DEUS É ESPÍRITO”.
Porque
DEUS É ESPÍRITO é invisível ao ser humano, pelo menos, enquanto este estiver no
seu corpo corruptível e mortal, Col¨1:15; 1ªTim¨1:17,
vejamos ainda Luc¨24:39.
Para terminar este assunto, vejamos João¨1:18; 1ªTim¨1:17, 6:16;1ªJoão¨4:12, passagens estas que nos afirmam que DEUS
nunca foi visto por homem algum, porque é invisível e imortal.
Portanto,
para nosso bem-estar espiritual, jamais atribuamos a DEUS qualquer tipo de
imagem, ou semelhança com qualquer coisa material, At¨17:29.
Boa tarde galera, agora vamos dar início aos nossos estudos, eu vou disponibilizar aqui a parte da apostila que nós vamos estudar ok pessoal... Apostila 1.
DOUTRINA CRISTÃ DE DEUS.
PREÂMBULO.
APRESENTAÇÃO E REFERÊNCIA AOS ESTUDOS
Os estudos apresentados neste curso não são criação ou invenção nossa, são, isto sim, principalmente, compilados da literatura evangélica relacionada na bibliografia. Por isso, orientamos todos os alunos a adquirirem os livros base destes estudos, para que o conhecimento se multiplique. Este trabalho não esgota os temas expostos, pois seria pretensão inoportuna.
Nosso intuito é abrir alas à estruturação doutrinária dos salvos por JESUS CRISTO e amantes da DOUTRINA CRISTÃ. Reconhecemos que a linha mestra destes estudos, pelo menos à primeira vista, não será aprovada, apoiada ou adotada por todas as correntes do CRISTIANISMO, nem por todos os leitores, ou estudiosos destes trabalhos. Porém, isso não nos preocupa, porque cremos que todo o conteúdo está de acordo com a PALAVRA DE DEUS, a qual é, para todos os efeitos, a fonte, imutável, de toda a revelação DIVINA e, por isso, da totalidade da DOUTRINA CRISTÃ.
Assim sendo, cremos, inabalavelmente, em tudo o que está escrito, já que, não saiu de nós, veio de DEUS. Outro ponto a considerar é o aspecto subjetivo dos estudos realizados, visto que, estes não são uma transcrição dos livros contidos na
bibliografia, são, isto sim, uma adaptação resumida dos mesmos, visando ajudar os irmãos que não acessam estudos mais profundos das DOUTRINAS CRISTÃS.
Além disto, e ainda, em virtude da subjetividade destes estudos, talvez haja alguns pontos não encontrados nas obras da bibliografia ou em outras obras escritas, porém, ainda que isto aconteça, a BÍBLIA SAGRADA é a base de todos eles, haja vista as passagens BÍBLICAS, as quais, jamais poderão ser alteradas. Estudar as DOUTRINAS CRISTÃS extraídas da BÍBLIA SAGRADA é muito importante para todo o cristão, visto que, tal estudo, tranqüiliza, e muito, a mente do estudioso. Tal tranqüilidade acontece porque o crente que estuda a DOUTRINA CRISTÃ, nela crê e se apoia, fica imune a heresias que aparecem e reaparecem na IGREJA DE JESUS CRISTO, vindas de todos os lados, com o intuito de desviar os salvos por JESUS CRISTO da obediência a DEUS. Porém, quanto a problemas de ordem secular, material e pessoal, jamais prometeremos que os mesmos terminarão com estes estudos, ainda que isso possa acontecer em alguns ou, até, em muitos casos.
Tais problemas poderão continuar na vida dos crentes, porém, no aspecto espiritual, muitos e muitos desaparecerão em virtude dos esclarecimentos doutrinários que, com toda a certeza, penetrarão na mente e coração do filho de Deus que se dispõe a estudar.
ALGO IMPORTANTE ACERCA DA DOUTRINA CRISTÃ.
O estudo das DOUTRINAS CRISTÃS é importantíssimo para a IGREJA DE JESUS CRISTO, como um todo, bem como, para cada salvo por JESUS CRISTO em particular, visto que, a prática da vida natural e secular, tanto quanto, da vida espiritual de cada pessoa (salva por JESUS CRISTO ou não) é determinada pelas doutrinas que a mesma tem no coração, a não ser que seja desobediente ao que crê.
Um aspecto muito importante a considerar sobre a DOUTRINA CRISTÃ é a dificuldade que, infelizmente, tolda a visão de grande parte de pessoas, qual seja, a falta de discernimento entre doutrina e costumes.
A DOUTRINA CRISTÃ é imutável, tanto quanto a BÍBLIA SAGRADA é imutável.
Os costumes, como é natural, mudam com o passar dos tempos e variam de lugar para lugar, ou de povo para povo, de acordo com as circunstâncias e tradições. Nosso intuito é tratar das DOUTRINAS IMUTÁVEIS DO CRISTIANISMO, quanto aos costumes, se estes não são pecaminosos, não há motivo para normatizá-los, pois o CRISTIANISMO autêntico, não o é pela aparência, mas pela essência, a qual produz no coração do salvo por JESUS CRISTO coragem e decisão para mudar o que necessário for para melhor honrar e glorificar a DEUS. Vejamos portanto o significado normal da palavra doutrina e
apliquemo-la ao CRISTIANISMO.
A palavra doutrina, segundo Aurélio, significa:
01, Conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso,filosófico, científico, etc.
02, Catequese cristã.
03, Ensinamento.
De acordo com a primeira designação, a DOUTRINA CRISTÃ é o conjunto de princípios ou verdades que servem de base ao CRISTIANISMO. Se a IGREJA CRISTÃ é de JESUS CRISTO o qual é, indiscutivelmente, DEUS, toda a DOUTRINA DA IGREJA DO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO há de vir do próprio DEUS. Já que a fonte da DOUTRINA CRISTÃ é DEUS, onde poderemos encontrá-la? A resposta é simples, a fonte, autorizada, da DOUTRINA CRISTÃ, não pode ser outra senão a BÍBLIA SAGRADA, porque, não há qualquer sombra de dúvida, esta é a PALAVRA DE DEUS, revelada ao homem.
Portanto, para o cristão genuíno, a DOUTRINA CRISTÃ é o conjunto, ou a
somatória dos princípios e ou verdades, extraídas da BÍBLIA SAGRADA,
em que o CRISTIANISMO VERDADEIRO se baseia e ou apoia.
DOUTRINA CRISTÃ DE DEUS
Em virtude disto:
JÁ QUE A BÍBLIA SAGRADA É IMUTÁVEL, A DOUTRINA CRISTÃ, TAMBÉM É IMUTÁVEL.
Por ser imutável, a DOUTRINA CRISTÃ dos dias atuais é a mesma da IGREJA PRIMITIVA e continuará sendo a mesma até a consumação dos séculos. A DOUTRINA CRISTÃ é tão importante que a BÍBLIA SAGRADA a ela dedica
Todos os estudos doutrinários do curso visam ajudar o filho de DEUS a resolver, possivelmente, grande quantidade de problemas de ordem espiritual, os quais, se estiverem ocupando sua mente, com certeza absoluta, estão, totalmente, fora da vontade de DEUS.
INTRODUÇÃO.
A pessoa salva por JESUS CRISTO jamais poderá prescindir do estudo sobre DEUS, O CRIADOR, SUSTENTADOR, LEGISLADOR E GOVERNADOR de tudo o que há, quer seja do mundo visível ou invisível. Este estudo não contém a totalidade, nem a profundidade, do conhecimento humano acerca do SER DIVINO que é a causa de tudo o que veio a existir, porém, com toda a certeza, nos colocará a par dos ensinamentos básicos acerca de DEUS. Estudemos, portanto, com muito amor, vontade e dedicação, sobre o mais importante ser existente em toda a extensão do universo, para nossa compreensão e benefício, em todas as áreas da vida, principalmente a espiritual.
I, DEFINIÇÃO DE DEUS.
Definir DEUS, talvez seja tarefa impossível ao ser humano, principalmente, porque, para o ser da dimensão de DEUS, uma definição há de ser dada em poucas palavras. Porém, quem crê na existência de DEUS e estuda o que sobre ele está revelado na BÍBLIA SAGRADA, há de ter condições de defini-lo, ainda que seja uma definição sucinta e um tanto quanto incompleta.
Vejamos algumas definições de DEUS, as quais são, na verdade, tentativas de defini-lo, já que sempre faltará algo, importante, nas mesmas. O minidicionário Aurélio define DEUS como:
01, Ser infinito, perfeito, criador do universo.
O conciso dicionário de teologia CRISTÃ, diz:
01, Paul Tillich concebeu DEUS não como um ser dentre muitos e nem até
mesmo como o ser supremo, mas o fundamento de todos os seres, a
força ou o poder dentro do qual todas as coisas são de sua autoria.
O dicionário da BÍBLIA nos diz:
01, Nome da suprema divindade que os homens invocam e adoram.
02, A palavra grega que em o Novo Testamento traduz o objeto de adoração, é Espírito.
03, A palavra hebraica do Antigo Testamento que por sua vez, representa esta ideia, leva-nos a pensar na força geradora de todas as coisas.
04, Nos lábios CRISTÃOS, portanto, a palavra DEUS designa fundamentalmente o Espírito Poderoso que é adorado, e cujo auxílio invocamos.
O teólogo A. B. Langston define DEUS, como segue:
“Deus é espírito pessoal, perfeitamente bom, que, em santo amor, Cria, sustenta e dirige tudo.”
Nesta última definição encontramos, sem dificuldade, a natureza de DEUS, seu caráter, sua relação com o universo e seus motivos para com tudo o que foi criado.
.
II, ENTENDENDO DEUS, A PARTIR DA DEFINIÇÃO DO TEÓLOGO A. B. LANGSTON.
Na definição de DEUS de A. B. Langston, como já vimos, encontramos:
1, A NATUREZA DE DEUS.
2, O CARÁTER DE DEUS.
3, A RELAÇÃO DE DEUS COM O UNIVERSO.
4, OS MOTIVOS DE DEUS, PARA COM TUDO O QUE FOI CRIADO.
A natureza de DEUS é muito diferente da natureza do ser humano. Esta diferença está no fato de DEUS não possuir corpo físico. DEUS não possui corpo físico, nem pode posssuí-lo, porque é ESPÍRITO. Por ser ESPÍRITO, DEUS existe numa dimensão invisível ao ser humano, pelo menos, enquanto este estiver na existência terrena e dotado de corpo físico.
Todos nós conhecemos muitas pessoas, todas elas, dotadas de corpo físico, ou seja, composto de matéria concreta, palpável e visível, por isso, à primeira vista, talvez seja difícil ao ser humano, crer na existência de um ser pessoal que não tenha corpo.
Porém, também o homem após a morte física continua existindo sem corpo físico, já que, o corpo físico do ser humano, se torna pó, Gên¨3:19;Ec¨12:7.
Compreendendo esta realidade, não é tão difícil aceitar a verdade de que DEUS, ainda que, sendo ESPÍRITO e sem corpo físico, é pessoa.
Pessoa é todo o ser que tem, pelo menos três características, quais sejam: